Afinal, vale a pena comprar um imóvel em um momento de crise?

Seja para realizar o sonho da casa própria ou para fazer lucro no futuro, os compradores de imóveis costumam encontrar boas ofertas e ótimas negociações. Mas então a crise chega, e todos se perguntam: vale a pena ir adiante e comprar um imóvel em tempos de crise?

Ao contrário do que muitos dizem, é possível ter segurança nessas situações. Vamos dar 4 motivos para ir adiante e comprar o imóvel, mesmo na crise, e começaremos justamente com a questão da segurança.

1. Segurança

Se você está em dúvida sobre comprar o imóvel na crise, provavelmente é por causa da segurança. Sob a perspectiva do investidor que deseja colocar seu dinheiro em um ativo para obter lucro ao longo dos anos ou até da vida, não faz sentido falar em insegurança, uma vez que essa crise vai passar e provavelmente virão outras. Crise momentânea não afeta a segurança do investidor, que está focado no futuro.

Sob a perspectiva do comprador, que deseja adquirir o imóvel para viver, a insegurança está relacionada ao próprio emprego. Embora exista um argumento aí, devemos reforçar: uma hora a crise irá embora, pois faz parte de ciclos econômicos.

Você precisa apenas de planejamento e uma boa oferta, que costuma aparecer justamente na crise

2. Aumento do patrimônio

A compra do imóvel representa o aumento do seu patrimônio com um bem de valor efetivo. O dinheiro aplicado vai gerar retorno ao longo dos anos, porque o imóvel é valorizado. Seja para morar com a família ou para alugar, você tem um bem que dificilmente vai perder valor, mesmo em novas crises que porventura surjam.

A respeito dos aluguéis, há muitas pessoas que não querem comprar imóveis ou se mudam com frequência. Elas sempre são um público amplo dentro do mercado imobiliário. Devido a essa demanda constante, você vai poder oferecer uma boa negociação em qualquer momento, seja de crise ou não.

3. Valorização

Como já mencionamos, um imóvel tende a se valorizar ao longo do tempo, muito ou pouco, a depender do desenvolvimento da região e da sua conservação. Ou seja, se você optar por uma região em constante crescimento e valorização, não terá problemas.

Sabendo que seu imóvel irá valer mais no futuro, quando não houver pandemia ou outra crise, a qualidade desse investimento se torna mais evidente.

4. Valores

Por fim, falemos dos valores. É óbvio que em épocas de crise a segurança é menor, as pessoas estão mais propensas a tomarem atitudes conservadoras. Por medo de perder o meio de sustento, poucos realizam compras ou investem. Há, ainda, os que procuram se desfazer de bens para ter a garantia de que terão dinheiro.

Esses últimos costumam lançar boas ofertas no mercado imobiliário. Como a crise afugenta compradores, os proprietários não encontram muita procura por sua oferta. A consequência é a diminuição do preço do imóvel. Por isso, você pode encontrar excelentes negociações nesse momento, e por isso você precisa estar atento.

Quer mais dicas para gerar lucro durante a crise? Continue lendo nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

three × 5 =