fbpx

COVID-19: como descartar o lixo doméstico

6 de maio de 2020 •

A forma de descartar o lixo doméstico durante a pandemia do COVID-19 exige atenção para ser feita corretamente. O trabalho de limpeza pública é essencial para a saúde da população e a gestão adequada do lixo doméstico é vital para evitar a proliferação do vírus. 

As orientações devem ser seguidas à risca, principalmente para as pessoas com suspeita de coronavírus ou que estejam saindo de casa para trabalhar. Para moradores de condomínios residenciais, os cuidados devem ser redobrados.

Todo o processo de manuseio do lixo doméstico deve ser feito com luvas limpas e máscaras, sempre pensando nos funcionários que terão contato com o lixo. Com a devida atenção e prioridade, podemos garantir a minimização dos impactos na saúde provenientes desses resíduos potencialmente perigosos.

 

Ensacar o lixo duas vezes

A recomendação é de que todos os materiais de uso pessoal, principalmente máscaras e luvas, sejam separados e colocados em dois sacos de lixo resistentes e descartáveis, um dentro do outro, não os enchendo até a borda para que possam ser fechados de forma devida.

Na hora de separar o lixo reciclável também é preciso cuidado redobrado para que esse não toque nos descartes de uso pessoal. As máscaras, luvas e medicamentos não devem se misturar em hipótese nenhuma com os recicláveis. Se você estiver com suspeita do COVID-19, não separe o lixo reciclável do comum.

Outra orientação é colocar o lixo para fora o mais perto possível do horário da coleta do seu condomínio ou da sua rua, para que o tempo de exposição seja menor. A gestão segura do lixo doméstico é crucial na luta contra o COVID-19.

 

Orientações gerais

Usar máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar tocar no rosto são orientações gerais que devem ser seguidas constantemente. É fundamental também não sair de casa, se isso for possível, e evitar aglomerações. 

Se você apresentar sintomas, a indicação é que fique em casa em isolamento absoluto (inclusive separado dos familiares que moram com você) e só procure um hospital se os sintomas se agravarem.

É importante lembrar também de cuidar da sua saúde mental. O mundo está passando por uma crise nunca vista na história, não se cobre tanto. É normal se sentir com medo e ansioso. Foque em coisas positivas e em viver um dia de cada vez. Converse com pessoas que te fazem bem, vocês estarão juntos fisicamente em breve!

 

Procurando um imóvel para alugar ou comprar? Com a José Alberto Netimóveis você faz todo o processo da segurança da sua casa e sem precisar ter contato físico com outra pessoa! 

 

Anuncie seu imóvel online e receba propostas mesmo durante a crise!