fbpx

8 dicas para ter segurança ao investir no mercado imobiliário

15 de setembro de 2020 •

Investimentos em imóveis quase sempre estão atrelados à necessidade de segurança. Afinal, esses investimentos dependem bastante da valorização do local, do mercado como um todo e de um tempo indeterminado.

Não é como o mercado de capitais, por exemplo, em que ações podem ser compradas e vendidas dentro de um dia e ter lucro. Então, confira 8 dicas para segurança ao investir no mercado imobiliário.

1. Planejamento

Planejamento é importante em qualquer situação que necessite de segurança. Ele garante um caminho sólido para seguir, sem riscos. Seu planejamento deve abarcar o estudo prévio que você irá fazer sobre seus:

– Interesses;

– Objetivos do seu investimento;

– Metas de longo prazo.

Para elaborá-lo, responda as perguntas: em que tipo de imóveis irei investir? Quais meus objetivos? Quanto quero lucrar e dentro de quanto tempo? As próximas dicas irão lhe a ajudar a montar o planejamento.

2. Estudo prévio

Estudo prévio envolve:

– Tipos de imóveis que você irá investir;

– Perspectivas do mercado;

– Áreas e bairros possíveis;

– Entre outros elementos que envolvem o investimento.

Procure investigar muito sobre o assunto, até ter um conhecimento pleno, tanto das possibilidades de investimento, como do atual cenário no mercado imobiliário.

3. Defina os imóveis

Estudos realizados já irão apontar para imóveis com maior margem de segurança. Essa etapa é importante e exige atenção, porque é o começo da “mão na massa”. Então, é hora de definir: você irá investir em imóveis usados? Na planta? Ou então em prédios comerciais? Quem sabe em terrenos?

Há ainda a boa possibilidade para investidores, principalmente os iniciantes, dos fundos imobiliários. Nesse caso, você compra uma cota para participar de uma carteira já posicionada com muitos títulos imobiliários.

4. Escolha áreas que serão valorizadas

Uma dica fundamental para ter segurança é escolher as áreas que estão sendo valorizadas. Melhor ainda se você conseguir dados que comprovem que será valorizada ao longo dos anos. Isso irá garantir mais lucro e segurança.

5. Visite

A visita é fundamental para você conhecer o lugar e “ver com os próprios olhos”. Dessa forma, você sabe se realmente irá valer a pena, se o imóvel ou o local de construção está em boas condições e, por fim, se há perspectiva de lucro.

6. Diversifique

Qualquer estratégia de investimento que objetiva segurança precisa da diversificação. Trata-se de colocar seu dinheiro em diferentes tipos de imóveis para ter uma margem de estabilidade. Se determinado investimento passar por maus momentos e não render lucros, os outros irão segurar as pontas para você.

7. Fique atento ao mercado

Volta e meia o mercado sofre impactos grandes, seja devido a crises políticas, planejamentos inadequados da economia ou até pandemias. Por isso, é importante acompanhar os desenlaces do mercado, porque o setor da Construção Civil é um dos primeiros a sofrerem impacto. Esse trabalho é constante, e deve ser parte da sua rotina.

8. Escolha bons profissionais

A dica final é para quando você precise lidar com profissionais e empresas. Nesse caso, você deve fazer uma pesquisa à parte, para trabalhar encontrar parcerias que possuem reputação. Além de lhe auxiliarem da melhor maneira, irão dar a margem de segurança que você procura.

Continue lendo nossas postagens, temos muitas dicas que com certeza lhe serão úteis!