Guia do Aluguel

11 de julho de 2019 • Tags: Aluguel, Dicas de Aluguel,

guia-do-imovel

Tudo o que você precisa saber antes de alugar um imóvel

Quando o assunto é alugar um imóvel, existem algumas questões importantes que devem ser consideradas antes de fechar um negócio.

Pensando nisso, preparamos um compilado com algumas das principais dúvidas para ajudá-lo (a) a fechar bons negócios e evitar dor de cabeça. Confira a seguir:

Valor do aluguel

Para entender se vale a pena alugar ou comprar um imóvel é sempre bom considerar as variáveis que se relacionam com o valor do imóvel, entre elas, a taxa de rentabilidade e a relação entre o preço de venda do imóvel e o preço de aluguel do mesmo. Considere também aspectos como o estado de conservação e reformas ou benfeitorias realizadas no imóvel.

Tipos de garantia

Se você já está no caminho da locação, a escolha pela modalidade de garantia de aluguel é outra etapa importante, que poderá variar de acordo com as suas necessidades e condições.

Fiador, seguro fiança e caução são as mais conhecidas. Para saber mais sobre elas e suas características, clique aqui.

IPTU, condomínio e taxas extras

O pagamento do IPTU é de responsabilidade do dono do imóvel, entretanto, é uma cobrança transferível que, na maioria das vezes, vem documentada no contrato de locação, sendo então assumida pelo inquilino.

Já a taxa de condomínio é obrigação de quem vai alugar um imóvel e, além dela, é possível ter um adicional de outras taxas extras, especialmente em prédios e condomínios. Valide todas essas informações antecipadamente e lembre-se se que o inquilino só é obrigado a arcar com as despesas relacionadas à conservação, como despesas com pessoal e manutenção dos elevadores.

Vistoria x Reforma

Ao alugar um imóvel, não se esqueça de registrar a vistoria. Ela detalha a forma como o imóvel foi recebido, e como deverá ser entregue ao final do contrato – salvo em casos de reformas ou modificações acertadas entre proprietário e locatário.

Uma dúvida que volta e meia surge para quem mora de aluguel é: posso realizar reformas?

Como é uma percepção pessoal que está diretamente ligada a questão do conforto e realidade financeira de cada um, você pode avaliar melhor todos os cenários clicando aqui.

Quando a reforma é para melhorias, normalmente a despesa fica para o inquilino, principalmente por não se tratar de uma necessidade. Entretanto, é possível criar um canal de diálogo com a imobiliária e/ou o proprietário justificando melhorias que sejam de interesse mútuo para valorizar o imóvel e, dessa forma, tentar um acordo sobre o abatimento do valor do aluguel no período.

Aluguel por temporada

E se o seu interesse é pela locação temporária, de olho nas férias e feriados ao longo do ano, não se esqueça de ficar atento aos cuidados necessários para não ter uma experiência negativa ou comprometer seu descanso. Confira nossas dicas para curtir seu descanso sem dor de cabeça.

Sentiu falta de alguma dica? Compartilhe conosco! =)

 

Fonte: Netimóveis