fbpx

9 dicas para tornar o home office produtivo

24 de março de 2020 •

A pandemia do COVID-19 (novo coronavírus) instaurou, com urgência, o regime de home office para milhões de pessoas. Muitas das quais nunca tinham trabalhado de casa antes. Apesar de ser um momento instável, o trabalho remoto pode ser uma experiência muito positiva. Para te ajudar, separamos 9 dicas para tornar o home office produtivo:

 

1 – Acorde no mesmo horário e mantenha uma rotina similar

Quanto menos mudanças seu metabolismo registrar, melhor para a sua produtividade no home office. Acorde no mesmo horário que você acordava (ou apenas alguns minutos mais tarde), almoce e descanse como de costume e mantenha uma rotina de exercícios físicos. 

Defina suas prioridades de tarefas do trabalho e faça uma lista. Agende videoconferências com o resto da equipe uma vez por dia ou a cada dois dias para alinharem o que cada um tem feito e quais problemas tem encontrado. A comunicação é muito importante nesse momento!

Use o tempo em que você estaria se deslocando para fazer algo que você goste, como ler, brincar com seu pet, assistir um episódio de netflix. Para ajudar a reduzir a ansiedade, você pode registrar no calendário do celular toda sua rotina do dia seguinte, inclusive as atividades de lazer e pausas. Deixe as noites e os finais de semana livres para que você possa ser espontâneo e fazer o que sentir vontade na hora.

 

2 – Programe pausas

Com todas as distrações que você tem em casa, é aconselhável que você programe pausas de 10 minutos a cada duas horas para manter um bom nível de produtividade. Não vale a pena insistir e se frustrar. Nesse tempo, você pode conversar com amigos pelo celular, brincar com seu pet ou apenas dar uma espreguiçada e volta pela casa. 

 

3 – Separe um espaço/cômodo somente para o trabalho

O ideal para ter um home office produtivo é trabalhar em um ambiente diferente de onde você descansa e faz atividades de lazer. Pegue uma cadeira confortável e organize suas coisas em um espaço silencioso onde você não tenha muito contato com as pessoas que moram com você. O mantenha organizado e evite itens que possam te distrair. 

 

4 – Converse com seus colegas de trabalho sobre temas diversos para se distraírem

Na empresa você e seus colegas de trabalho não conversam apenas sobre trabalho, não é mesmo? Mantenha uma rotina de conversar com eles sobre temas diversos mesmo de longe. 

 

5 – Fale para as pessoas que moram com você quais são seus horários de trabalho

As pessoas que moram com você podem ser uma grande distração. Para melhorar isso, as informe dos seus horários de trabalho para que elas não falem com você e respeitem seu espaço nesse período.

 

6 – Não se pressione tanto

Estamos vivendo uma situação nunca antes vivida pela humanidade, é normal estar com encarando mais dificuldades. Você não teve tempo para se preparar para isso. Lembre-se, mesmo fisicamente na empresa você também tinha dias improdutivos!

 

7 – Tome um banho quando acordar

Quando você trabalha fora de casa, seu corpo tem o tempo de despertar enquanto você se arruma para sair e durante o deslocamento. Não é produtivo levantar da cama e ir direto para o computador. Tome banho para que sua mente entenda e se prepare para começar a produzir. 

Não trabalhe de pijama, isso pode prejudicar sua produtividade. Também não é necessário usar roupa social (ao menos que você vá participar de uma videoconferência importante). Coloque uma roupa confortável, mas que te faça entender que é hora de trabalhar. 

 

8 – Evite comer na frente do computador

Manter o ambiente de trabalho somente para trabalhar te torna mais produtivo. Por isso, coma durante as pausas em outros locais da casa. Essa dica é boa também para que você não acabe passando o dia inteiro comendo. Não se preocupe, a xícara de café está liberada! Lembre de manter também sempre uma garrafa de água ao seu lado e mantenha-se hidratado.

 

9 – Fique offline quando não estiver trabalhando

Por estar em casa o tempo todo, é comum que você sinta que está de sobreaviso, mesmo fora dos horários de trabalho. Ao menos que você esteja de fato de sobreaviso, fique offline dos grupos e aplicativos de trabalho. O workaholic dentro de você vai ficar bem menos ansioso se não estiver vendo as notificações. Avise aos seus colegas para te ligarem caso tenha alguma urgência e ficará tudo bem. 

 

Procurando um imóvel para alugar ou comprar? Com a José Alberto Netimóveis você faz todo o processo da segurança da sua casa e sem precisar ter contato físico com outra pessoa! 

Confira também como higienizar sua casa para se proteger do COVID-19 e 7 atividades para entreter as crianças em casa!