fbpx

Como economizar energia em casa

20 de maio de 2020 •

Com a pandemia do COVID-19, as pessoas estão passando muito mais tempo em casa, o que significa gastar mais energia elétrica. As contas de luz já têm aumentado e por isso juntamos algumas dicas para economizar energia em casa. Além de gastar menos dinheiro, economizar energia é bom para o planeta. 

Confira algumas coisas simples que você pode fazer no dia a dia para economizar energia elétrica:

 

  • Troque as lâmpadas

As lâmpadas incandescentes (aquelas mais amareladas) gastam mais energia. As fluorescentes gastam menos energia e duram mais. A melhor opção é, ainda, investir em lâmpadas de LED, que são mais caras, mas tem um custo benefício maior.  

 

  • Identifique o que consome mais energia na sua casa

Com o que você gasta mais energia? Com o chuveiro elétrico, ar condicionado, ferro de passar roupa? Identificar é o primeiro passo para conseguir reduzir o uso.

Para economizar com o chuveiro elétrico, tente tomar banho nos horários mais quentes do dia, assim você pode tomar banho frio sem incômodo. Se você não consegue mesmo tomar banho frio, tome banhos mais curtos!

 A dica para reduzir o consumo com o ar condicionado é desligá-lo algumas horas antes de levantar, o quarto vai se manter frio e o aparelho ficará ligado por menos tempo. Confira se a potência do ar condicionado é condizente com o tamanho do cômodo, além de manter o filtro sempre limpo.

Na hora de passar roupa, passe todas de uma vez. Ficar ligando e desligando o ferro para passar aos poucos gasta mais energia.

 

  • Mude seus hábitos

Um exercício muito importante é mudar os hábitos e ficar mais consciente do consumo de energia. Sempre apague as luzes quando sair de um cômodo, ligue a máquina de lavar com menos frequência, desligue a TV quando não estiver assistindo. 

Se você tiver crianças em casa, ensine a economizar energia desde pequenas. Bons hábitos e costumes precisam ser incentivados.

 

  • Cuidado com a geladeira

Não tem jeito, a geladeira precisa ficar ligada o tempo todo, mas existem cuidados que você pode ter com esse aparelho para economizar energia. Os principais deles são sempre verificar as borrachas das portas para garantir que não estejam vazando e evitar ficar abrindo e fechando a geladeira com muita frequência. 

 

  • Invista em equipamentos eficientes

Todo equipamento elétrico vem com uma etiqueta do Inmetro, que classifica seu nível de eficiência e consumo de energia. As classificações vão de A até E, A sendo a mais eficiente e E, a menos. Vale a pena investir em equipamentos com o selo A para economizar energia.

Aposte também em dicas de decoração que iluminem o ambiente, como usar cores claras e tirar proveito da iluminação natural da casa.

 

  • Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand by

Mesmo desligados, o aparelhos eletrônicos em stand by podem representar um gasto elétrico de até 12%. Não está usando? Tire da tomada, principalmente quando for viajar ou passar longos períodos fora de casa.

 

Confira também 6 dicas para fazer compras online seguras e como descartar o lixo doméstico durante a pandemia!

Você sabia que você também pode alugar um imóvel online? Com a José Alberto Netimóveis você faz todo o processo da segurança da sua casa.