fbpx
Bem-vindo(a) a Itaigara

Itaigara é um bairro nobre brasileiro localizado na parte sudeste da cidade de Salvador, na Bahia. Encontra-se em uma região nobre da capital baiana, habitada principalmente por pessoas com alto poder aquisitivo. Foi inicialmente um loteamento da Pituba, mas devido ao seu crescimento e desenvolvimento tornou-se um bairro independente. Limita-se com os bairros da Pituba, Santa Cruz, Caminho das Árvores e Brotas.

Predominantemente residencial e de serviços, cercado por praças e modernos edifícios, o Itaigara conta com shoppings, centros médicos, hotéis, supermercados, escolas, etc. O complexo comercial é formado especialmente por centros de compras que concentram as lojas e serviços oferecidos no bairro: são o Shopping Itaigara, o Shopping Cidade, o Tricenter (formado pelo Pituba Parque Center, o Tropical Center e Max Center), e o Paseo Itaigara. O bairro tem como sua principal via de acesso a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), onde estão os principais empreendimentos e cuja paisagem, nesse trecho da avenida no bairro, é predominada por prédios, com exceção do Parque da Cidade Joventino Silva. Apesar disso, algumas casas ainda podem ser encontradas em ruas internas do bairro.

Pela localização estratégica, os congestionamentos são comuns no Itaigara. Independente disso, apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital baiana e um dos mais elevados do mundo, comparado a países com os índices mais elevados como a Noruega.

Há a localidade chamada Alto do Itaigara, uma área ainda mais privilegiada do bairro com empreendimentos residenciais de alto-padrão. (Fonte: Wikipédia)