fbpx

7 dicas para locatários de primeira viagem

4 de dezembro de 2019 •

Alugar um imóvel pode parecer intimidador, principalmente para quem está fazendo isso pela primeira vez. Muitas vezes o primeiro aluguel significa o primeiro passo para a independência e vida adulta. Para deixar esse processo mais fácil, separamos 7 dicas para locatários de primeira viagem. 

 

1- Leia bem o contrato

Além de todos os trâmites legais, o contrato firma os compromissos do inquilino e do locador. Para evitar surpresas lá na frente, é importante ler com cuidado o contrato inteiro. É aconselhável também pedir para alguém mais experiente olhar o documento.

 

2- Se atente aos reajustes e cobranças

Por lei, o aluguel só pode sofrer reajuste anual e o locador pode pedir revisão a cada 3 anos ou segundo contrato. É imprescindível checar se o contrato está correto e que o documento não inclui cobranças extras. 

 

3- Faça uma vistoria minuciosa do imóvel

Essa dica é válida não só para o primeiro aluguel, mas para todos. Na hora da visita, olhe com cuidado o estado do imóvel. Verifique se serão necessárias reformas ou pinturas, se existem infiltrações e se a parte elétrica e hidráulica estão funcionando corretamente. 

 

4- Verifique os documentos do imóvel

Para escapar de problemas burocráticos no futuro, é importante verificar se todos os documentos do imóvel estão em dia. Certifique-se de que todas as contas foram pagas e não tem nenhum documento vencido ou faltando.

 

5- Informe-se sobre o condomínio

Antes de fechar o contrato, informe-se sobre a situação e regras do condomínio. Ele está com dívidas? Existem regras de máximo de visitantes por vez? O uso das áreas comuns pode ser feito pelos visitantes? Pense no seu estilo de vida e pergunte o que precisar. 

 

6- Tenha paciência

Muitas vezes locatários de primeira viagem deixam-se levar pelo nervosismo. A pesquisa pelo imóvel ideal pode ser longa, mas é importante que você não tome decisões baseadas em pressa. Faça uma busca ampla, tenha mais de uma opção, faça visitas e se imagine morando no imóvel. A calma e paciência podem te salvar de algum tipo de arrependimento. 

 

7- Não alugue um imóvel acima do seu orçamento

Se você gostar de um imóvel, mas ele estiver um pouco acima do seu orçamento, é melhor não escolhê-lo. O valor a mais pode parecer pouco no ínicio, mas depois isso pode se tornar uma bola de neve e acabar com uma inadimplência. Seja realista com o quanto você pode gastar. 

 

Você já sabe ao que precisa se atentar na hora de alugar um imóvel, então que tal agora dar uma olhada no nosso acervo?

Saiba também como encontrar o imóvel perfeito para você e como tornar um imóvel alugado a sua cara!