fbpx

6 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez

6 de fevereiro de 2020 •

Estamos no início do ano, o que quer dizer que muita gente se mudando para outra cidade para estudar ou trabalhar. Muitos indo morar sozinhos pela primeira vez. Essa é uma fase que pode trazer muitas dúvidas e inseguranças. Para ajudar, selecionamos 6 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez:

 

1- Organize seu orçamento

Planejamento é essencial para você ter certeza que vai conseguir arcar com todos os custos ao morar sozinho pela primeira vez. Faça um levantamento de todos os gastos e economize sempre que possível. Organize o pagamento das contas e tente manter uma reserva de emergência. 

No início, geralmente, os gastos são mais altos, até você se estabilizar. Nessa fase, cabe abrir mão de certos confortos para não se apertar. Tenha em mente que você possivelmente vai precisar comprar mobília e eletrodomésticos para o apartamento, o que vai ter custos.

No caso de ter que mobiliar o apartamento, pesquise móveis usados para comprar e tente negociar sempre que possível. Pergunte se alguém que você conhece tem uma mesa sobrando ou peça ajuda à sua família. 

 

2 – Mantenha uma rotina de atividades domésticas

Limpeza pode ser algo chato, então encaixar as atividades domésticas na sua rotina facilita o processo. Separar por atividades menores por dia é uma boa opção para não te sobrecarregar e manter a casa sempre limpa. Lavar roupa toda terça, cozinhar e limpar o banheiro todo domingo, lavar louça sempre antes de sair de casa são exemplos do que fazer.  

 

3 – Escolha o bairro adequado

Se possível, escolha um apartamento perto de onde você estuda ou trabalha. Isso é um comodidade enorme que vai facilitar sua rotina. A segurança na região também é de extrema importância na hora de escolher o bairro para morar. Pesquise ainda sobre os comércios locais, preços, estilo de vida do bairro e opções de lazer. 

 

4 – Faça uma lista do que você precisa comprar para o apartamento

Mobiliado ou não, existe uma série de coisas para se comprar na hora de ir morar sozinho pela primeira vez, como vassoura, roupa de cama, eletrodomésticos, pregadores, cabides, entre outros. Para que você não se perca, faça uma lista de tudo que você precisa, separando por cômodo: quarto, banheiro, cozinha, sala. 

Uma dica é fazer um chá de casa nova. Assim, você economiza e ainda dá a oportunidade para que seus amigos e parentes participem desse processo com você. Você pode fazer uma lista e pedir utilidades domésticas como sanduicheira, cafeteira, panelas e pratos. 

 

5 – Faça amizade com os funcionários do prédio

Os funcionários conhecem a região e ter alguém para te ajudar é muito importante. Por isso, faça amizade e eles poderão te dar um apoio recebendo encomendas, mostrando onde é o melhor mercado, ajudando a carregar algum móvel ou indicando alguém para consertar o seu banheiro. 

 

6 – Não compre muita comida

Ao longo do tempo você vai aprender exatamente quanto de comida precisa comprar no mercado por semana/mês. Em geral, uma pessoa sozinha consome menos do que imagina, então a dica é começar comprando pouca coisa para evitar desperdícios.

 

Está procurando um apartamento para morar sozinho? A José Alberto Netimóveis tem as melhores opções para você!

Confira também 7 dicas para locatários de primeira viagem!